Que o capitalismo é a regra do mundo e o dinheiro uma necessidade para sobreviver, todos nós sabemos.

Viver nesse sistema nos coloca num c√≠rculo sem fim de preocupa√ß√Ķes sobre esse assunto. Nosso sustento, moradia, bens que desejamos, d√≠vidas, viagens, a lista √© sem fim.

Haja dinheiro meu amigo...

Nesse ambiente competitivo, todos os profissionais, aut√īnomos, empres√°rios, est√£o a cada dia tentando crescer, melhorar, achar uma posi√ß√£o melhor no mercado, o que significa ganhar mais dinheiro, de um jeito ou de outro. Cada um com sua motiva√ß√£o pessoal.

E num mundo onde praticamente todos os neg√≥cios, produtos, servi√ßos e empresas dependem da tecnologia para fazer as coisas funcionarem, n√≥s que trabalhamos com o desenvolvimento dessas tecnologias, essencialmente desenvolvimento de software, temos um privil√©gio quase √≠mpar de nos dar ao luxo de escolher entre muitas de op√ß√Ķes, o que fazer pra ter nosso ganha p√£o, seja na ind√ļstria, com√©rcio, governo e outros.

Nesse mar de coisas pra fazer, o que fazer pra ganhar bem? Que área? Como usar as habilidades que você tem? Até onde você pode ir? Essas perguntas são importantes, falando em capitalismo.

Por√©m, como devs, temos outra coisa bem particular na nossa profiss√£o: A paix√£o √© o que faz voc√™ seguir em frente (√†s vezes s√£o os boletos tamb√©m). A maioria que conheci nesse quase 9 anos, eram apaixonados pelo que faziam, ningu√©m fazia por caridade, l√≥gico, mas o dinheiro era normalmente o √ļltimo t√≥pico das conversas. Mas tamb√©m conheci alguns devs que aprenderam a programar, eram bons, ganhavam dinheiro, mas viviam cada dia reclamando que n√£o gostavam daquilo.

Na minha experi√™ncia s√£o poucos os casos, mas s√£o casos tristes. Com estudo e dedica√ß√£o o dinheiro vem, mais cedo ou mais tarde, sempre vai vir. E nas bolhas que surgem na nossa √°rea ele vem √†s vezes mais f√°cil ainda. Eu acredito que quando ele vem depois de ter investido prazer no que voc√™ fez, isso faz toda diferen√ßa. E eu prefiro que ele venha assim, da melhor maneira poss√≠vel, derivado de algo que fiquei feliz por ter feito. √Č piegas? √Č. Mas √© verdade.

Realidade de quem estuda TI…

Fiz um curso técnico de desenvolvimento de software há 8 anos atrás, nossa turma começou super animada com 36 pessoas, todas as idades, entre 17 (eu) e 38 anos, todos empolgados com uma área que sempre esteve em alta por conta da internet, muita gente estudando TI, todos apostando num mundo que já estava online e que isso iria crescer ainda mais, e de fato cresceu, mas desses apenas 12 foram até o final, mais da metade desistiu no meio do caminho.

‚ÄúIsso n√£o √© pra mim‚ÄĚ, alguns perceberam. Hoje, somente 5 trabalham na √°rea.

Nossa área não é fácil, cada semana tem uma biblioteca nova, um framework, um serviço, uma metodologia, uma linguagem, tecnologias indo e vindo a todo momento, empresas evoluindo sempre, requerendo todo tipo de profissional.

Ganhar dinheiro como programador? Ficar milionário? O que é ganhar dinheiro pra você? Queria que houvesse fórmula, mas não há, não tem receita. Mas numa área onde o mundo gira em torno dela, o dinheiro é uma consequência inevitável.

√Č necess√°rio paix√£o. Ame o processo. Fa√ßa com prazer N√£o espere sexta 18h pra se sentir bem...

Assim tudo que você fizer vai ser bem feito, e tudo que é bem feito alguém vai pagar por isso e vão pagar muito bem. O dinheiro é uma consequência inevitável.

Muito obrigado por ler até aqui. :) Grande abraço!

Essa é a primeira vez que escrevo, o que achou ? Vamos continuar o papo nos comentários, no meu twitter, ia curtir muito trocar essa idéia. :)